top of page
Buscar

Entenda o Adestramento Comportamental e Como Ele Pode Transformar a Vida do Seu Cão

  • Foto do escritor: Adilson Fogaça
    Adilson Fogaça
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jun.

ree

Você já se perguntou por que seu cão puxa a guia nos passeios, o que está estimulando esse comportamento; late excessivamente, é reativo com barulhos, com à aproximação de veículos, com pessoas, e outros animais,

ou parece não escutar seus comandos? Esses comportamentos, parecem muitas vezes serem interpretados como comum, mais não são.

O seu cão está apresentando comportamentos, que indicam sinais de problemas comportamentais, e não sendo identificado qual ou quais os estímulos externos, que causam esses desequilíbrios, esse quadro tende a se agravar, e você poderá ter um cão extremamente medroso, inseguro e até mesmo agressivo.

. É aí que entra o adestramento comportamental, e o comportamentalista canino.

O que é adestramento comportamental?   Diferente do adestramento tradicional — que foca em comandos como "senta" e "fica" — o adestramento comportamental tem como objetivo entender e modificar comportamentos indesejados do seu cão a partir de técnicas baseadas na Teoria Comportamental, (ramo da psicologia), em reforço positivo e respeito aos limites do animal.


O que o adestramento comportamental envolve:


  • Identificação de comportamentos:

    O adestrador (comportamentalista) analisa o comportamento do cão, identifica quais os estímulos externos, presente no ambiente, estão gerando ou contribuindo os padrões e as causas dos comportamentos.

  • modificação de comportamento:

    Utilizando técnicas como o reforço positivo, o adestrador ensina o cão a substituir os comportamentos indesejados por outros mais adequados, associando novos comportamentos, ou diminuição dos existentes, reforçados com recompensas.

  • Educação do cão:

    Os problemas comportamentais, na sua grande maioria, ocorrem por o cão não ter recebido uma boa socialização, ou ter vivenciado más experiências durante o processo, e a genética do cão também deve ser considerada.

  • Bem-estar do cão:

    É importante ressaltar que o adestramento comportamental busca o bem-estar do cão, promovendo uma melhor saúde física e mental.


Cada cão é único. E o treinamento também deve ser personalizado.   Na A.D.F. Dog Training, acreditamos que cada cachorro tem sua história, temperamento e necessidades específicas. Nosso trabalho é guiado por empatia, paciência e resultados reais — para transformar não só o comportamento, mas também a convivência.


 
 
 

Comentários


bottom of page